10 benefícios para comprar um consórcio imobiliário
10 benefícios para comprar um consórcio imobiliário

Se você quer investir na compra de um terreno, casa ou apartamento mas não quer partir para o eterno financiamento, preparamos este artigo que explica de forma detalhada, organizado em 10 benefícios para comprar um consórcio imobiliário.

Ao final deste artigo você estará apto(a) a dar o primeiro passo para a compra do consórcio imobiliário e terá adquirido a segurança e conhecimento de que um consórcio de imóveis:

  1. Não cobra ENTRADA;
  2. Permite o uso do FGTS;
  3. Possibilita acelerar a contemplação pela oferta de lance;
  4. Não cobra juros;
  5. Sorteio mensal;
  6. Oferece variedade de prazos e planos;
  7. Concede liberdade para usar o crédito;
  8. Ótimo investimento de médio e longo prazo;
  9. Manutenção do poder de compra e aumenta o poder de negociação;
  10. Garantia do Banco Central.

Essas são apenas algumas das vantagens do consórcio de imóveis. Nesse tipo de transação, um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se junta para consolidar um fundo comum com o intuito de adquirir um imóvel. O fundo é gerenciado por uma empresa administradora, o que confere mais tranquilidade aos participantes. 

Trata-se de uma maneira econômica de adquirir uma casa, apartamento, lote em condomínio, terreno, ponto comercial e até uma propriedade rural. Além disso, incentiva a criação e manutenção de uma reserva de emergência, que se amplia à medida que você paga as parcelas do consórcio.

Sabe qual é a melhor parte? As vantagens do consórcio de imóveis não param por aí. Conheça, a seguir, 10 benefícios que só o consórcio imobiliário pode oferecer!

 

Não cobra entrada

 

Ao contrário do financiamento, não há necessidade de dar um valor de entrada em um consórcio. Isso significa que a pessoa não precisa realizar um pagamento antecipado de parte do valor da compra para participar do grupo. Seu compromisso será somente com as parcelas mensais. O que não acontece frequentemente em outras formas de aquisição parcelada. 

Logo, o consórcio de imóveis é a alternativa ideal para quem não possui recursos para ofertar como entrada. E mesmo que você possua um valor para efetuar a tradicional entrada, o consórcio permite que você utilize esse dinheiro para outros fins, como a oferta de uma proposta de lance para antecipar sua contemplação.

 

Permite usar o FGTS

 

É permitido, pela lei, o uso do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar um lance. Isso aumenta consideravelmente as suas chances em retirar seu imóvel antes do final do prazo. O FGTS pode ser utilizado para antecipar a contemplação (lance) ou também ainda de complementar o valor do crédito e assim comprar um imóvel de maior valor. Como também após a contemplação e já de posse do bem, em utilizá-lo dentro das regras do FGTS para quitar total ou parcial o saldo devedor do seu consórcio.

 

Possibilita acelerar a contemplação pela oferta de lance

 

Para quem tem uma necessidade em antecipar a aquisição do imóvel, é possível ofertar uma proposta do valor como forma de lance. Além disso, em alguns planos de consórcio você pode utilizar uma porcentagem da própria carta de crédito — procedimento chamado de lance embutido ou integrando para utilizar como complemento da proposta do lance ofertado. Caso o lance seja o ganhador (vencedor), ele recebe a carta de crédito sem precisar aguardar a contemplação pelo sorteio mensal. Se a proposta do lance ofertado não for o vencedor (ganhador), você não precisa realizar o pagamento da quantia que ofereceu. Em vez disso, terá a oportunidade de dar uma nova proposta de lance no mês seguinte e, assim, sucessivamente.

Não cobra juros

 

Um dos benefícios mais interessantes dos consórcios é a não incidência de juros. Nos consórcios, tudo o que você paga se resume a uma taxa de administração, somada ao valor dos fundos comum e de reserva. As cobranças já compõem as parcelas ao longo do período de vigência do contrato. Portanto, não existem surpresas desagradáveis no decorrer dos meses.

Toda essa facilidade se deve ao fato de o consórcio se caracterizar pela contribuição financeira mútua de todos os participantes do grupo. Com isso, o custo final de aquisição é muito mais baixo em relação à outras formas de aquisição parcelada.

 

Sorteio mensal

 

O sistema de consórcio caracteriza-se pela prática regular dos sorteios. Isso quer dizer que, embora seja, em regra, uma modalidade de compra de médio e longo prazo, nada impede que o consorciado retire o valor TOTAL contratado desde o 1° mês que adquiriu o consórcio e que estes sorteios ocorrem a cada 30 dias.

 

Oferece variedade de planos e prazos

 

As empresas administradoras de consórcios têm investido na diversidade, a fim de conquistar um número maior de clientes. Desse modo, a escolha do melhor consórcio para você é facilitada, uma vez que há, no mínimo, uma combinação alinhada ao perfil de cada cliente.

Você avalia e determina um valor para a carta de crédito que seja compatível com o tipo de imóvel pretendido e o prazo de pagamento. Os diferentes planos também contam com parcelas mensais coerentes com o orçamento de cada pessoa interessada no consórcio. Com planos focando tanto em clientes investidores quanto em clientes que moram de aluguel e precisam pagar uma parcela menor até a contemplação do novo imóvel. E com isto adequar o plano a condição financeira de cada pessoa ajudando a ter um melhor controle no seu orçamento mensal.

 

Concede liberdade para usar o crédito

 

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado contemplado tem liberdade para usar o valor do crédito da forma como ele desejar. Desde que seja exclusivamente para empreendimentos imobiliários.

Na prática, isso confere versatilidade ao uso do dinheiro inerente ao consórcio. Você pode, por exemplo, comprar imóveis residenciais (casa, apartamento, lote em condomínio) ou comerciais, novos ou usados. Também é possível adquirir terrenos ou usar a quantia disponível para uma reforma ou construção no seu imóvel próprio já quitado ou não. Para quem já possui imóveis financiados, é permitido o uso da carta de crédito para quitar totalmente a dívida bancária.

Observe como o consórcio imobiliário é uma opção bastante atrativa, afinal ele concede ao consorciado a oportunidade de se decidir com muito mais calma e tranquilidade e ter o poder de barganha, pois o pagamento do imóvel será realizado à vista conseguindo com isto, bons descontos.

 

Ótimo investimento de médio e longo prazo

 

Muitas pessoas têm dúvida quanto ao fato de o consórcio de imóveis ser um ótimo investimento ou não. Tenha em mente que essa modalidade proporciona a chance de você realizar uma aquisição de forma planejada, econômica e segura. E com isto poderá quando surgir oportunidades de comprar imóveis com um bom desconto e depois alugá-los para com isso quitar as parcelas mensais do seu consórcio. 

Levando a possibilidade de além de ter uma renda extra mensal, ampliar em novas cotas de consórcio e ampliar seu patrimônio e como consequência aumentar sua renda extra.

 

Manutenção do poder de compra e aumenta o poder de negociação

 

Para manter o equilíbrio do sistema e garantir as mesmas condições aos consorciados para a aquisição do bem, o consórcio prevê um reajuste anual do valor da carta de crédito. Dessa forma, o poder de compra do consorciado é garantido, independentemente do momento de sua contemplação.

Como o valor da carta de crédito de imóveis é atualizado pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil) que nos últimos anos e com previsão de ficar acima da taxa Selic. O consórcio de imóvel com isso pode ser também um investimento mais vantajoso que outros de renda fixa, já que o cliente pode optar em não comprar o imóvel e sim em retirar o bem em dinheiro no final do plano sem pagar Imposto de renda nem IOF.

Garantia do Banco Central

 

O Banco Central é o órgão fiscalizador das administradoras de consórcio. Ele tem a autoridade competente para normatizar e fiscalizar as Administradoras de Consórcios, a fim de resguardar os interesses dos grupos de consorciados. 

E os contratos entre os consorciados e as Administradoras são regidos pela Lei n°11.795/08. Isso garante a segurança necessária para fechar um negócio envolvendo o valor do imóvel — mas atenção, sempre verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central antes de aderir ao consórcio.

Ainda ficaram dúvidas? Não tem problema, fale com os agentes da Lyscar Consórcios sem compromisso e simule diversos cenários de investimento e encontre o modelo ideal para você adquirir o seu imóvel.

 


consórcio imobiliárioconsórcios comprar casacomprar apartamentocomprar terreno