5-DICAS-PARA-FINANCAS-1024x683

Planejamento e futuro são dois assuntos que chamam a atenção de boa parte da população brasileira. Na maioria das vezes, pensamos que esse cuidado com as finanças é algo distante da realidade e, assim, acabamos prorrogando essa tarefa e não investimos tempo suficiente para planejar o futuro financeiro que almejamos. Mesmo sabendo que a educação financeira só traz benefícios tanto pessoal, quanto familiar, como por exemplo: melhor qualidade de vida, menores riscos de endividamento, facilidade em lidar com imprevistos e muito mais.

Mas, se essas razões ainda não são suficientes para te convencer da importância do cuidado com as suas finanças, nesse blog, nós te daremos bons motivos para você começar a aplicar isto na sua vida, quer ver só?

1 – Maior controle das suas entradas e saídas

Ao dar início a um planejamento, é recomendado anotar o total de suas entradas, ou seja, tudo aquilo que você ganha mensalmente, bem como as suas despesas, independentemente do valor. Assim, saberá o quanto pode utilizar durante o mês, sem ficar no vermelho.

Quando a educação financeira passa a fazer parte da sua rotina, juntamente com a avaliação dos seus lucros e as despesas, é normal que priorize alguns investimentos e reduza outros. O que acontece, na verdade, é que você passa a entender qual a sua real necessidade no momento e onde deve investir.

Dessa forma, você se sentirá mais seguro para tomar decisões, afinal, elas passarão a ser feitas com responsabilidade. E isso não se encaixa apenas para grandes investimentos, mas até para as pequenas compras do dia a dia, avaliando os melhores valores, marcas e opções do produto que deseja.

2 – Facilidade para lidar com emergências

Aplicar a educação financeira em seu cotidiano é estar ciente do total das suas entradas, para assim poder ter um planejamento organizado do tanto que irá gastar e a quantia que poderá poupar naquele mês, certo? Logo, quando os imprevistos acontecerem, você terá uma reserva financeira para lidar com aquela situação. Mesmo que não seja o valor integral, é provável que você lide com esses momentos com maior tranquilidade, afinal, estará preparado para isso.

2- Maior liberdade para investir em realizações pessoais

Pois é, a educação financeira pode deixar sua vida mais tranquila! Isso acontece porque, ao decidir cuidar do seu dinheiro, os riscos de endividamento diminuem e isso faz com que você viva a vida com menos preocupações, ou lide melhor com elas.

Além disso, esses cuidados com as finanças trazem mais possibilidades para os momentos de lazer e conquistas pessoais, como sonhos realizados, desde as pequenas metas, até aquelas que pareciam difíceis de serem alcançadas.

4 – Tranquilidade para o futuro

Deseja aposentar com tranquilidade? Um dos segredos para isso acontecer é se planejar com antecedência.  Seja com uma poupança ou com a construção do seu patrimônio, investir no seu futuro possibilita que você realize seus sonhos, aposente sem preocupações financeiras ou até mesmo garanta boas condições até para a sua família.

5- Retorno dos seus investimentos

Tudo bem que já citamos diversas razões para você cuidar das suas finanças, mas quer motivo melhor do que receber retorno daquilo que você investiu? E isso pode ocorrer de muitas formas: ao ver seu dinheiro render em uma aplicação, com a valorização do seu imóvel ou, quem sabe, com a realização de um sonho que fará aumentar sua satisfação pessoal. Está convencido de que cuidar das suas finanças trará ótimos resultados para a sua vida? Então coloque as mãos na massa e dê o primeiro passo para as suas conquistas. Se você tem dúvida por onde começar, leia o nosso ebook e tire as suas dúvidas. E lembre-se: o consórcio pode fazer parte desta realização!

Fonte: https://meupatrimonio.com.br/